sábado, 9 de junho de 2007

Orangotangos

Existem duas espécies de orangotangos, os de Sumatra (Pongo abelii) e os de Bornéu (Pongo pygmaeus), Orangutans are endangered apes whose distribution is confined to the South-East Asian islands of Borneo and Sumatra (Marshal 2006:577), são primatas diurnos e essencialmente solitários (alguns consideram-nos semi-solitários [Utami:643)], no seu estado adulto (Carel &.hoof in McGrew & Marchant 1988:3), que divergiram dos primatas africanos e humanos àcerca de 11 milhões de anos (Caldecott & McConkey in Caldecott & Miles 2005:153). Pertencem à ordem dos primatas, sub –ordem dos Anthropoidea, infra –ordem dos Catarrhini, super –família dos hominoidea e família dos Pongidae. Patenteiam um acentuado dimorfismo sexual (que terá relevância na sua estratégia mista de reprodução, bimaturismo [Utami e tal:643]) e uma reduzida rede de relações sociais. Enquanto que a distribuição das fêmeas, segundo o modelo clássico, se parece processar por razões atinentes à existência de riscos para as próprias e para as crias, bem como de recursos, a distribuição dos machos parece suceder em função das possibilidades de acasalamento (Carel &.hoof in McGrew &Marchant 1988:3). Encontram-se como disse atrás, em Bornéu e Sumatra na Indonésia, the normal habitat of orangutans is the tropical rain forest typical of much of southeast ásia (Rodman &Mitani in Smuts 1987:146).
O Orangotango de Bornéu diverge do de Sumatra, ao ponto de se considerar que estas duas espécies estavam geneticamente isoladas, antes da barreira geográfica e física se verificar. Uma possibilidade para tal ter sucedido encontra-se ao nível das estratégias reprodutivas:



If so, specification must have ocurred trough reproductive isolation: for example, a divergence of preferred mate characteristics in the two emerging species would lead to a reduction in gene transfer between populations (Caldecott & McConkey in Caldecott & Miles 2005:153).
Entre os orangotangos de Bornéu existem três sub- espécies : o da região norte da ilha é de tamanho médio, o da região central é o que atinge maiores dimensões e o da região sul que é o que possui formas mais gráceis (idem:153). Em média uma macho adulto, tendo em conta ambas as ilhas, pode atingir os 75 Kg enquanto que a fêmea 40 Kg. Os machos adultos na maior parte dos casos desenvolvem grandes placas e papos na zona do pescoço, o que chega a demorar 10 anos para suceder. Ambas as espécies (Bornéu e Sumatra) atingem com facilidade os 45 anos em estado selvagem .
Há-de continuar...assim como nós também havemos de continuar eheheh

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá amiguinho!È sempre agradável poder ler os teus trabalhos ,adorei,tanto o dos Orangotangos como o dos Episódios e claro os dois links: dos "Chutos e Pontapés " e" Zuleika e os Confirmados". Parabéns mais uma vez!

para destressar:

Por que é que Moisés
passou quarenta anos a
vaguear no deserto?
Porque não foi capaz de
se decidir a perguntar o
caminho.