quarta-feira, 6 de junho de 2007

Comentário de Medpsy ao video "Oedipus complex"

"Estou plenamente convencido que um dia se reconhecerá na obra à qual Freud consagrou a sua vida uma das mais importantes pedras para a edificação de uma nova antropologia que se elabora hoje de diversos modos e por essa via para os fundamentos do futuro, para a emergência de uma raça humana mais sábia, mais livre. [...]A doutrina psicanalítica é capaz de transformar o mundo.Com ela foi nele semeado um espírito de serena desconfiança, uma suspeita que se exerce sobre os mistérios e as maquinações da alma e que os desmascara.Este espírito, uma vez despertado, jamais poderá desaparecer. Ele penetra a vida, mina a sua grosseira ingenuidade, despoja-a desses pathos... que é inerente à ignorância."
Thomas Mann in (« Freud et l’avenir », in R. Jaccard, Freud jugements et témoignages, PUF, 1976) cit. por Dadoun, RogerMais palavras para quê?

1 comentário:

bela lugosi`s dead (F.JSAL) disse...

De Freud retiro muito, mas essencialmente os seguintes aspectos: a existência do id, do ego e do super ego, transpondo a existência dessas entidades para a relação com o social. Outro aspecto que me é muito útil é a relação triádica, em que ego se posiciona perante bons e maus objectos (condensando, projectanto, deslocando qualidades, etc...)Gostei imenso de ler o Mal estar na civilização e ilusão de um futuro, são obras que podem ser lidas por qualquer pessoa.