quinta-feira, 14 de junho de 2007

A discriminação inscrita no hardware da mente humana

 

O ser humano é um ser bio-socio-cultural. Detentor de um desenvolvimento mental pos-nascimento possui a capacidade de completar o seu cérebro fora do útero materno facto que lhe permite acumular cultura enquanto modos de ver, fazer e entender o mundo à sua volta. Esse tem sido ao longo dos milénios o grande trunfo adaptativo da humanidade. Esta capacidade humana assenta essencialmente num sistema simbólico-associativo e integrativo da realidade que evita a exaustão enumerativa de possibilidades e permite ao homem constituir categorias e valores associados ás mesmas: “[As] learning proceeds objects are named. Their names then affect the way they are perceived next time: once labeled they are more speedily slotted into the pigeon holes in the future. “( Douglas:1966 in Cahill:2005 -1583)

Desta forma ao concebermos um homem esperamos segundo a cultura e educação heterosexisada que este venha a ter relações sexuais, a partilhar uma vida e a constituir família junto do seu oposto: a mulher. Quanto isto não acontece estamos na presença de uma irregularidade simbólica, logo de desordem e “impureza” na concepção de Mary Douglas. A abominação a toda a sexualidade não heterossexual advirá assim deste sistema de pensamento simbólico, assimilado num período muito precoce do desenvolvimento humano. Alargando um pouco esta problemática podemos ver como os indivíduos de cada cultura raramente procuram mudar completamente o paradigma, raramente vemos um católico tornar-se muçulmano, raramente vemos um animista tornar-se ateu ou cientista e vice-versa. Na mesma linha de pensamento o paradigma da heterossesxualidade constitui toda uma base sobre a qual assenta a conceptualização de todo um sistema identitário, relacional e social sobre o qual estão radicados os valores fundamentais e essencialmente “positivos” da vida, da auto-reprodução do casamento, das alianças matrimoniais, das unidades produtivas e reprodutivas. Esta valorização positiva está sempre associada ás em oposições estruturais que materializam a “necessidade” da complementaridade dos opostos de tal forma que não há sol sem lua, nem há dia sem noite. Em termos humanos esta complementaridade expressa-se em inúmeras dimensões, começando na reprodutiva e extrapolando-se a cada acto do dia a dia das sociedades humanas, em práticas como a divisão sexual do trabalho e na dominância do masculino sobre o feminino (opostos complementares mas desigualmente valorizados).
O crescente investimento, valorização e solidificação das estruturas lógicas que cada indivíduo faz das suas categorizações do mundo à medida que cresce e se desenvolve, conduz a uma cada vez maior inalienabilidade do mesmo “As time goes on and experiences pile up, we make a greater and greater investment in our system of labels.” ( Douglas : 1966) In Cahill:2005:1583)

Sem comentários: