quinta-feira, 14 de junho de 2007

Conferência

NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS DO PATRIMÓNIO

CONFERÊNCIA QUEBRA-NOZES E CHIMPANZÉS: CONSTRUINDO PONTES ENTRE A ARQUEOLOGIA E A PRIMATOLOGIA – INVESTIGAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM EVOLUÇÃO HUMANA POR SUSANA CARVALHO CÂMARA MUNICIPAL DE LEIRIA, MESTRE EM EVOLUÇÃO HUMANA PELO DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA, MEMBRO DA EQUIPA INTERNACIONAL DE BOSSOU-NIMBA DA UNIVERSIDADE DE QUIOTO, .
18 DE JUNHO DE 2007 ANFITEATRO 1, 16H30 FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA
AV. DE BERNA, 26-C 1069-061 LISBOA METRO: CAMPO PEQUENO E PRAÇA DE ESPANHA COMBOIO: ENTRECAMPOS ENTRADA LIVRE APOIOS: FCSH-UNL AEFCSH
93 863 21 28; 93 663 65 64
A aplicação de métodos da Arqueologia à Primatologia amplia o conhecimento sobre a cultura material dos Chimpanzés e, consequentemente, sobre a Evolução Humana. Nas regiões de Bossou e Diecké, Guiné Conakry, África Ocidental, a autora observou pela primeira vez cadeias operatórias (a tecnologia como processo faseado em várias etapas) no aproveitamento de utensilagem lítica por chimpanzés (Pan troglodytes verus) no seu habitat natural. Por via da combinação de métodos arqueológicos e primatológicos, foi identificada diversidade regional entre os conjuntos líticos observados. O tipo de matéria-prima, a sua disponibilidade e a mobilidade das ferramentas são indicados como possíveis constrangimentos ecológicos para o desenvolvimento tecnológico em primatas humanos e não-humanos. Além disso, foi possível encontrar um padrão de três tipos de estratégias de exploração de recursos, com afinidades relativamente às estratégias dos hominídeos Olduvaienses. Esta investigação, no âmbito do projecto mais alargado em que se insere, que procura encontrar e explicar as origens evolutivas das primeiras tecnologias veio colocar na ordem do dia a discussão sobre a proximidade entre o género humano e os primatas não-humanos mais próximos, afastando-se cada vez mais a ideia de que existem comportamentos que nos são exclusivos, como seja a própria planificação tecnológica. A questão não podia ser mais premente: a partir de que momento somos humanos?
Mail Enviado por Raquel J.

Sem comentários: