quarta-feira, 30 de maio de 2007

Efeitos da Economia Mundo. Potencias emergentes ganham Lugar





Porque a economia também é uma dimensão antropológica deixo aqui a notícia de que
Hoje o índice da bolsa chinesa, o CSI 300, caiu 6,9% para os 3.879,75 pontos, com 50 das 300 cotadas do índice a afundarem mais de 10%.

Esta queda surgiu depois do Governo chinês ter decido triplicar os impostos sobre as transacções de acções, numa tentativa de travar as fortes valorizações do mercado.O Governo chinês está preocupado que há muita gente no mercado e que estes estão a fazer apostas" ao negociar as acções chinesas.

As praças europeias estão a negociar em queda acentuada esta manhã, penalizadas pela forte desvalorização sofrida pela bolsa chinesa. Os investidores temem que o "mini crash" sofrido hoje pela praça chinesa se alastre a outras bolsas, tal como aconteceu no passado.

Note-se várias coisas, a primeira é a forma como um mercado potentissimo mas ainda emergente começa a ter efeito em todas as bolsas mundiais, a segunda é a forma como algumas pessoas conseguem duplicar a dimensão da aposta, ou seja, para além de apostarem na bolsa, apostam paralelamente fora do mercado legal, e como tal, fora do regime fiscal.

http://www.jornaldenegocios.pt/default.asp?Session=&SqlPage=Content_Mercados&CpContentId=296779

1 comentário:

Anónimo disse...

Tens um belo Blog... muito interessante mesmo! Qd puderes visita o meu...
Abraço