A etiqueta que aqui esponho acompanhava ás calças de ganga que comprei numa loja da cadeia Pull & Bear (em outlet) petentente ao grupo espanhol Inditex. Do mesmo grupo fazem parte muitas das lojas de pronto a vestir existentes nos shoppings portugueses :
Cadeia nº Total de lojas do Grupo
Zara 899
Pull and Bear 440
Massimo Dutti 375
Bershka 384
Stradivarius 268
Oysho 162
Zara Home 122
Kiddy's Class 157
Often ?
Tempe ?
oito dos formatos comerciais da Inditex estão distribuídos pelas referidas 3.000 lojas, que empregam mais de 60.000 pessoas em todo o mundo.
As vendas do grupo ascenderam, em 2005, aos 6.741 milhões de euros.
Não será então dificil compreender como é que este Grupo Multinacional consegue esta proeza uma vez que consegue obter lucros com a venda de uma peça de roupa na ordem dos 1200%.
Assim, qualquer pessoa que tenha comprado o mesmo artigo textil do que eu , pagou mais de 12 vezes o preço que eu paguei pelo mesmo, o mesmo será dizer que com o preço de apenas umas calças vendidas á modica quantia de mais de sete contos (em dinheiro antigo) alguém meses mais tarde poderia comprar 12 unidades por
seiscentos escudos.
Obviamente não estou a tentar defender a venda de todos os artigos ao preço pelo qual comprei o meu uma vez que, pressuponho, tenha sido mais ou menos o preço de compra para o negociante, exijo sim um preço justo ... o que também não me parece estar a ser o praticado aquando da colocação do produto no mercado. a grande questão é ser eu e provavelmente muito
poucos para além de mim a fazer tamanha exigencia.
No entanto na economia de consumo são estas as regras.
As mercadorias estao sujeitas a duas pressões fundamentais impostas pelos "podutores" e distribuidores das mercadorias:
A primeira é a da especulação , ou seja, o encarecimento injustificado do produto face
aos seus custos de produção , transporte e retalho, a outra, sem a qual a primeira não poderia
nunca funcionar é a regra do cartel , aqui bastante visivel pela existencia de preços standardizados para muitos dos produtos das várias lojas do grupo ( muitas vezes localizadas nos mesmos espaços comerciais) ou então em oligopolios onde vários macro-produtores / distribuidores se reunem para estipular preços minimos de venda , muito acima claro, do preço TRABALHO da mercadoria. isto acontece para impedir que haja competição entre establecimentos de venda e consequentemente baixas nos preços... o que significaria automáticamente, baixas nos lucros das empresas.
Toda esta lógica faz com que o consumidor nao se possa desalienar da especulação por não encontrar no mercado artigos semelhantes a preços inferiores, nunca conhecendo o preço real do produto , ou apenas tendo vagas iluminações em ocasiões excepcionais nestes escoamentos de restos muito esporádicos.
As vendas do grupo ascenderam, em 2005, aos 6.741 milhões de euros.
Não será então dificil compreender como é que este Grupo Multinacional consegue esta proeza uma vez que consegue obter lucros com a venda de uma peça de roupa na ordem dos 1200%.
Assim, qualquer pessoa que tenha comprado o mesmo artigo textil do que eu , pagou mais de 12 vezes o preço que eu paguei pelo mesmo, o mesmo será dizer que com o preço de apenas umas calças vendidas á modica quantia de mais de sete contos (em dinheiro antigo) alguém meses mais tarde poderia comprar 12 unidades por
seiscentos escudos.
Obviamente não estou a tentar defender a venda de todos os artigos ao preço pelo qual comprei o meu uma vez que, pressuponho, tenha sido mais ou menos o preço de compra para o negociante, exijo sim um preço justo ... o que também não me parece estar a ser o praticado aquando da colocação do produto no mercado. a grande questão é ser eu e provavelmente muito
poucos para além de mim a fazer tamanha exigencia.
No entanto na economia de consumo são estas as regras.
As mercadorias estao sujeitas a duas pressões fundamentais impostas pelos "podutores" e distribuidores das mercadorias:
A primeira é a da especulação , ou seja, o encarecimento injustificado do produto face
aos seus custos de produção , transporte e retalho, a outra, sem a qual a primeira não poderia
nunca funcionar é a regra do cartel , aqui bastante visivel pela existencia de preços standardizados para muitos dos produtos das várias lojas do grupo ( muitas vezes localizadas nos mesmos espaços comerciais) ou então em oligopolios onde vários macro-produtores / distribuidores se reunem para estipular preços minimos de venda , muito acima claro, do preço TRABALHO da mercadoria. isto acontece para impedir que haja competição entre establecimentos de venda e consequentemente baixas nos preços... o que significaria automáticamente, baixas nos lucros das empresas.
Toda esta lógica faz com que o consumidor nao se possa desalienar da especulação por não encontrar no mercado artigos semelhantes a preços inferiores, nunca conhecendo o preço real do produto , ou apenas tendo vagas iluminações em ocasiões excepcionais nestes escoamentos de restos muito esporádicos.
8 comentários:
Pagaste 3 euros pelas calças?????? Como fizeste essa sequência de imagens?
Globalização económica:)
Olá Moura ao Luar. É verdade, tive a sorte de conseguir comprar algo a um preço impar mesmo.
A sequencia e imagens fiz com o programazito cujo nome aparece lá em cima, como não é versão registada fez questão de deixar a sua marca.. de qualquer das formas é facil, só tens de procurar algo na net, do genero "gif maker" e ha-dem aparecer alguns programazinhos simples onde podes fazer ficheiros .gif quando tiveres todas as imagens de que precisas.. no meu caso usei o scanner para digitalizar a etiqueta e foi só meter isso por ordem.. muito facil.
Very interesting blog!
Kisses
Puxa nem acredito que compraste as calças por aquele preço...... o que estes cabrões ganham!!!!! Mas estava em saldo ou algo assim??
Estava em liquidação total ou algo do género, penso que a placazita dizia "restos" ...
.. só havia este numero e aproximadamente 10 calças iguais... penso que o nome técnico para estas peças que não foram vendidas é
"monos".
Quem vende sabe em principio que haverá um conjunto de peças daquele modelo que não se irá vender , isto porque as colecções são muito sazonais e rapidamente mudam, então os preços das primeiras peças a serem vendidas pagam o preço destes monos... ou seja, na prática: ou alguém pagou as minhas calças, ou o preço real das mesmas não se afasta muito do qeu eu paguei por elas.
Isso não é nada em comparação com os preços "super fantásticos" praticados... na Alemanha por exemplo.
Eu já paguei 25€... n havia o meu número... :(
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