sábado, 14 de abril de 2007

O afastamento...pausa?

A minha "epopeia" de afastamento do terreno começou há duas semanas, principiando com o pitoresco episódio da ida à faculdade para ter uma reunião com a orientadora durante as férias. Desde aí...apenas pesquisa de artigos em bibliotecas on-line na net. Queria ter trabalhado mais, não o fiz...no entanto julgo que pode até ter sido positiva esta pausa, propiciando um afastamento talvez necessário e temporário da cultura, onde até certo ponto me tentei inserir. Aproveitei para ler...não temáticas antropológicas, mas sim poesia...aproveitei igualmente para viajar por aí...espairecer as ideias, buscando energias para uma nova fase deste trabalho. Sou um adepto da prática, do empírico, no entanto reconheço que sem teorias o meu projecto redundaria num empreendimento jornalístico...por isso...preparado para a próxima fase? Será esta semana? Mais baseado num relógio biológico, que num de pulso...que não uso...espero que sim! que seja esta semana...

1 comentário:

sapiens disse...

Tu no afastamento na pausa e na busca de teorização e eu na reta final desta fase do estágio.

Terei de entregar o trabalho que tenho realizado até agora no dia 20. Depois de corrigido não vejo motivo para não o divulgar igualmente neste espaço. Vamos esperar e "rezar" para que corra tudo bem também nesta fase de Autenticação por assim dizer.

Para mim o maior desafio deste projecto de dois meses foi mesmo a questão temporal.
tive de realizar todo um trabalho de recolha etnográfica que passa por encontrar contactos, marcar entrevistas, comparecer e realiza-las, depois redigi-las , seleccionar excertos para ilustrar situações préviamente definidas com vista á sua desconstrução.

Paralelamente a todo este trabalho a recolha de informação complemntar em fontes teóricas e discursivas não relacionadas directamente com a etnografia.

Estou finalmente na recta final e embora tenha conseguido realizar quase tudo aquilo a que me propus falta-me ainda parte da informação referente a um tópico muito específico. Espero sinceramente conseguir alcança-la a tempo da entrega, caso contrário o meu trabalho ficará em parte amputado de uma dimensão importantissima... mas o trabalho antropológico especialmente quando está limitado pelo tempo acaba por ser altamente desafiante mas sobretudo imprevisivel.