quinta-feira, 26 de abril de 2007

Fragmentos

Já no caso do trabalho de Loise, a questão da masculinidade ou falta dela, por parte do cliente, remete para a o ser activo ou passivo na relação (Loise:20), no entanto, também aqui o discurso é de certa forma ambivalente, apontando para a negociação de uma identidade sexual constante, como resposta a estímulos concretos:

Il montre qu`au – dela de l`influence dês facteurs historiques et culturels dans la construction de la sexualité, le genne n`est pás une entité fixe, mais se faconne continuellement en function du contextee dans lequel il évolue. Dans le cadre de leur travail, les bichas sont amenées à renégocier une identité sexuelle en accord avec les attentes des clients (idem:67).

Assim, os sujeitos aparecem providos de capacidade de agenciamento e negociação no processo em que se inserem:

Os problemas mais complexos da vida moderna decorrem da vontade do indivíduo preservar a sua independência e individualidade perante os poderes supremos da sociedade (…) Resistência do indivíduo à uniformização e à submissão perante as engrenagens sócio- tecnológicas (Simmel in Fortuna 2001:31).

Pelo que análise destes processos identitários dinâmicos, porque constantemente negociados, deve ser processada em escalas, no fundo parâmetros diferenciados consoante as circunstâncias concretas em que se inserem (Silvano 1997: 153). Tal envolve uma concepção estrutural dinâmica de carácter, que contemple na construção das identidades a tensionalidade entre principio do prazer e principio da realidade, primeiramente no sujeito, religado depois ao grupo onde se integra e às relações que este estabelece sob um ponto de vista interno e externo:


This simplifies our tasck somewhat, for it restates the goal: the precise definition of the role played by the emotional life of man in creating those phenomena institutions and practices – which we deal in the social sciences (Kardiner 1945:1).


Esta análise estrutural dinâmica tem na base o conceito dinâmico de carácter de Freud, considerado uma das suas grandes contribuições, bem como a tensão entre desejo e receio de um mundo que é essencialmente hostil às aspirações e expectativas do sujeito agenciador. Esta perspectiva analítica deve ser realizada, tendo em atenção o papel dos sistemas projectivos, subdivididos em primários e secundários, relacionando portanto a fase da infância ligada ao desejo (Freud 2002:25) e à omnipotência narcísica, com a fase adulta já com a tomada de contacto com o principio da realidade através do crivo da experiência (idem:13). O primeiro período enquadrado por instituições primárias como a família e a escola, o segundo culminará com a integração religiosa, filosófica, política, etc.


According as the experiences varied, so did the products of projective systems in folklore and religion (Kardiner 1945:23).

Sem comentários: