(…) ici et là apparaissent dês formes hybrides et embryonnaires de différenciation sociale (Agier 2002:103). Tal é também um resultado evidente, de as instituições apenas acomodarem os padrões comportamentais tipo (Kardiner 1961:240), há portanto desorganização social, quando as atitudes individuais não são satisfeitas no âmbito das instituições (Coulon 1992:28), quando grupos minoritários como imigrantes clandestinos, não têm respostas válidas ao nível das cúpulas socialmente integradoras. Guiddens diria que as instituições nascem das práticas e nesse sentido há ainda muito para fazer. Já no plano das instituições secundárias, pelas observações realizadas, a integração dá-se essencialmente através da religião. No entanto este tema do religioso será abordado mais tarde.
Baseando-me, não só nas entrevistas, mas também nas observações que venho fazendo desde Agosto, parece-me plausível afirmar que tanto Adriana como as restantes travestis e imigrantes ilegais, se encontram enclausuradas nesta dupla condição, les réfugiés sont maintenus en quarantaine à cause de l´incapacité politique à concevoir leur place dans la société tout entière (Agier 2002:120).
Baseando-me, não só nas entrevistas, mas também nas observações que venho fazendo desde Agosto, parece-me plausível afirmar que tanto Adriana como as restantes travestis e imigrantes ilegais, se encontram enclausuradas nesta dupla condição, les réfugiés sont maintenus en quarantaine à cause de l´incapacité politique à concevoir leur place dans la société tout entière (Agier 2002:120).
Sem comentários:
Enviar um comentário