sábado, 18 de agosto de 2007

assimetrias

Comprei ontem, aqui no Brasil (perto de Salvador) um pacote de leite por 2, 25 reais, enquanto que o frango estava a 3,35 reais o kg. Nesse mesmo dia compravam-se e vendiam-se euros a uma taxa de câmbio de 2, 70 reais. O salário mínimo é de 360 reais, cerce de 150 euros. A questão da pobreza (que é sem dúvida um conceito relativo), não se resolve em Portugal, apenas com políticas de subsídios para encher a boca dos "meninos" com doces e o corpo com roupas de marca, enquanto que o sistema de saúde apresenta lacunas evidentes e lesivas dos direitos de todos (por exemplo). Isto do politicamente correcto tem muito que se lhe diga. Cabe a cada um de nós exigir de si próprio a melhoria necessária, assente numa cultura de aperfeiçoamento de capacitações e valores, sem esquecer nunca a solidariedade, mas uma solidariedade que não seja otária, injusta e populista.

4 comentários:

sapiens disse...

Segundo penso portugal e o brasil estão a aproximar-se bastante na escala de pobreza. Segundo consta, mas penso que só tu poderás investigar melhor, os niveis de pobreza no brasil continuam gritantes mas têm havido algumas evoluções, de forma que o brasil nao pode mais ser ignorado na esfera internacional , sendo o maior e mais desenvolvido país da américa latina. Por cá nao se vão dando sinais de melhoras. milhares de pessoas chegam ao fim do mes com um cheque que não chega aos 500 euros. é impossivel pensar em evolução e desenvolvimento quando portugal é tão somente o país mais injusto da UE ao nivel salarial.

Problema da semana:
Como pagar:

-- Renda da casa
-- Mensalidades da luz, agua e gas
-- Combustivel ou transportes para chegar todos os dias ao trabalho.
-- Alimentação
-- Despesas com filhos incluindo livros escolares, alimentos, roupas ,etc
-- Outras despesas (que cada vez se aproximam mais das necessidades básicas) tais como Imposto automóvel ou internet.

com a módica quantia de 500 euros que já por cá vem dando o nome a toda uma geração?

Marta disse...

Estás no Brasil?
Invejinha! :)

Henrik disse...

o critério está correctíssimo. Porque quer queiramos quer não o nível de pobreza só pode ser medido conforme não só a medida que utilizamos, mas igualmente os objectos de estudo a que nos referimos.

Moura ao Luar disse...

Minino diverte-te e deixa as considerações para depois ;-)