quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Testes de associação implicita, vulgo preconceito

" Como é sabido, as pessoas nem sempre “dizem o que pensam”, e também se suspeita que nem sempre “sabem o que pensam”. Compreender tais divergências é importante para a psicologia científica.

Este sítio da internet apresenta um método que demonstra as divergências conscientes-inconscientes de modo muito mais convincente do que foi possível com outros métodos. Este é um método novo chamado Teste da Associação Implícita, ou TAI.
Além disso, este sítio contém várias informações relacionadas."

Testes disponiveis:


TAI do Peso

Peso (TAI Gordo - Magro). Este TAI requer a capacidade de distinguir rostos de pessoas que são obesas e pessoas que são magras. Revela muitas vezes uma preferência automática por pessoas magras em relação a pessoas gordas.

TAI da Idade

Este teste normalmente indica que as pessoas têm preferência automática por jovens em relação a idosos.

TAI dos Países

Países (TAI Portugal-Estados Unidos). Este TAI requer a capacidade de reconhecer fotografias de líderes nacionais e de outros ícones nacionais. Os resultados revelados por este teste fornece um novo método da avaliação do nacionalismo.

TAI da Raça

Raça (TAI Negro-Branco). Este TAI requer a capacidade de distinguir rostos com origens europeias e africanas. Indica que a maior parte das pessoas têm uma preferência automática pelos brancos em relação aos negros.

TAI do Género
Género (TAI Género-Ciência). Este TAI normalmente revela uma ligação entre letras e mulheres e entre ciências e homens.



https://implicit.harvard.edu/implicit/portugal/

Sem comentários: