terça-feira, 14 de agosto de 2007

Relativismo e relatividade

Cheguei ontem ao Brasil, a Salvador da Bahia mais especificamente. Observo e ouço. Lembro-me do auto-comiseração de alguns portugueses, para quem está tudo mal. Verifico que aqui obter um salário minímo de 370 reais (cerca de 150 euros) não é sequer um direito para todos. Lembro-me de Portugal e dos bairros sociais, dos carros estacionados à porta e das camisas desportivas de marca. Lembro-me que também dizem que está tudo mal. Que tal substituir-se à auto-comiseração, a auto-crítica? Lembro-me dos que falam de insegurança nas ruas...e penso...afinal acreditam mesmo no céu, para crer que aí se vive no inferno. Não conhecem a terra, mas são conhecedores do céu. Conhecem todos os santos, mas não conhecem o Homem e muito menos o vizinho. A tradição é realmente um conforto para alguns. Relativismo, consciência auto-crítica e reflexiva.
Gosto disto.

1 comentário:

sapiens disse...

Sim , de facto tendemos a criticar sempre tudo em nosso redor, mas temos de admitir que também nos construimos a nós próprios no lugar onde crescemos e nos desenvolvemos,e, se há entidade a quem tecer criticas quando as coisas correm menos bem é ao "maldito" mundo que nos rodeia, e não ao maldito mundo que rodeia os outros.

Por outro lado, se é essencial que reconheçamos o mal estar alheio e valorizemos por isso o pouco que temos, também é essencial olharmos para onde se está melhor ( ou pelo menos onde acreditamos que se está melhor. é fundamental porque alimenta a esperança e o projecto de que sim, é possivel construir para nós próprios um lugar melhor.

O brasil é indiscutivelmente um lugar mais cruel e duro para (o geral de)quem o habita do que o pacato portugal. Mas, isso não inviabiliza que ainda que vivamos na união europeia não passemos de um lugar periférico e com alguns traços incompreensivelmente totalitários. Basta vermos a ultima "boa nova" (não que seja nova, mas desta vez por ser declaradamente pública) de que Portugal é o país da UE com mais injustiça salarial e onde o fosso entre os mais ricos e os mais pobres não para de aumentar...

:) bem, acho que vou dormir, Boas Reflexoes por aí do outro lado do Oceano!

Livra-te de não continuares a dar notícias e de não as partilhares conosco!!! hihihi