Portugal é o país da União Europeia onde o desemprego está a aumentar mais depressa. O País está mesmo a andar ao contrário da Europa e, pela primeira vez em mais de 20 anos, a taxa de desemprego é maior do que em Espanha.
No conjunto dos 27 da União, Portugal é o quinto a contar do fim.
Contrariando a tendência dos países europeus, a taxa de desemprego em Portugal está a aumentar. Em Agosto subiu para 8,3%, mais 0,8 pontos do que em Agosto de 2006.
Os dados são do Eurostat, o gabinete de estatística da União Europeia, e mostram que por toda a Europa a taxa de desemprego está a descer, acompanhando a recuperação da economia. As excepções são a Irlanda, Luxemburgo e Portugal. E é cá que o desemprego aumenta mais depressa.
Nesta altura, o desemprego médio na Europa está abaixo dos 7%. No conjunto dos 27 já somos os quintos piores. A subida do desemprego é também uma das razões para o aumento do pessimismo dos portugueses.
Há neste momento 392038 desempregados inscritos nos centros de emprego. Um ligeiro aumento em relação a Julho, mas uma queda de 10% face ao mesmo mês do ano passado. Neste período, as profissões que mais aumentaram de importância neste total foram os profissionais do ensino, das ciências da vida e da saúde. Mais de 40% dos desempregados estão à procura de um posto de trabalho há mais de um ano. É o chamado desemprego de longa duração.
1 comentário:
Não há mês em que o IEFP não anuncie uma redução dos desempregados inscritos na instituição para provar que as taxas de desemprego diminuem!
Notícia que, também todos os meses, é aproveitada pelo Governo para propagandear a redução do desemprego!!
Como:
Convocando licenciados que neste momento não constam no número de desempregados do IEFP porque foram varrer ruas mesmo licenciados!!!
Cortando inscrições de quem recusa-se a a aceitar empregos tão atractivos e bem pagos!!!
Enviar um comentário