quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Lobbies, Monopolios e qualidade de vida




Falando de monopólios...
Gostaria de tornar publico que, no concelho de cascais existe o monopólio de transportes publicos rodoviários servido pela empresa Scott Urb, onde, se eu quiser comprar um bilhete dentro do autocarro para fazer duas paragens tenho de pagar a módica quantia de 1,70€ (340 escudos)... mesmo ao lado , no concelho de oeiras, posso fazer as mesmas duas paragens com um bilhete comprado numa camioneta da Vimeca, uma das várias empresas que servem o concelho, por apenas 0,70€ (140 escudos)...
enfim.. pormenores.

Relativamente aos restantes lobbies, "maroskas" e exclusividadezinhas negociais que minam este país, não posso deixar de os considerar os verdadeiros responsaveis pela nossa progressiva perda de qualidade de vida.

O urbanismo , é,para além dos assaltos diários a que estamos sujeitos por parte destas empresazinhas (ás quais juntamente com as administrações locais podemos chamar de máfias organizadas), um outro elemento que em muito faz decrescer a qualidade de vida dos protugueses.

Há dias numa localidade do sul do país a população queixava-se de que apos ter cedido parte dos terrenos privados para a construção de uma estrada, a camara estava a fazer o favor de os vender a privados reduzindo a via publica a um belo exemplar de ruela medieval... e assim vai o nosso país... para quem quiser ver mais atrocidades vizite o cacém... e depois claro, dê um saltinho a um país verdadeiramente civilizado, só para comparar...

Portugal está a caminhar a uma velocidade exponencial para os padrõezinhos de vida do governo de Salazar. Os sinais são amplos e claros e o mais evidente é o insuportável que está a tornar-se viver num país onde o salário minimo é aquilo que necessitamos só para pagar a renda da casa (com a acrescida incerteza de que para o ano que vem esta quantia ainda será suficiente)... o dinheiro para comer ou mesmo investir deverá claro (segundo as ideias dos senhores do governo) de ser solicitado aos milionários bancos de crédito ao consumo, engordando as bolsas dos seus empresários. Para além disto e ainda como sinal do decréscimo dos padrões de qualidade de vida, a emigração alcança hoje numeros impares desde o 25 de Abril... penso que isto terá que querer dizer alguma coisa e os culpados são apenas uns.. os senhores que governam o nosso país.

1 comentário:

Henrik disse...

Discordo em parte. Não é só do governo, há um conjunto de factos que em sucessão levam a essa falha, por exemplo, foi aqui num texto sobre a democracia, que disse que há falhas graves nesse sistema que chamamos democrático mas que na realidade o poder não é tanto do povo como o nome indica. «O problema de Portugal é que está cheio de portugueses» dizia alguém que agora não me recordo se foi Alberto Pimenta se outro. Mas, uma coisa é certa em Portugal vivem muitos liliputianos e as burocracias, as actividades típicas dos tempos medievais - as negociatas privadas - os jogos de interesse, os pequenos jogos que se fazem, vão atolando ainda mais o país com aquilo que ele já tem de sobra: muito estrume! é pena esse estrume não servir para fertilizar muitos campos. Porém, repito Sapiens, o problema não é o governo - o actual, o anterior, ou o seguinte - mas o próprio sistema político, que confere a esta confusão o seu toque lusitano.