sexta-feira, 16 de maio de 2008

sujeitos

Stuart Hall concebe três tipos de sujeitos sob uma perspectiva diacrónica, o sujeito iluminado (racional e individualmente unificado), o sujeito sociológico cuja identidade se constrói na relação constante com os outros e o sujeito pós- moderno, identidade desfragmentada e sentimentos de pertença múltiplos. Em qual te incluis?

2 comentários:

Renan Reis disse...

é justamente este ponto que pretendo chegar... o próprio indivivual encotra dentro de si mesmo os elementos do uno, como disse, a contrariedade!

obrigado!

sapiens disse...

Interessante a abordagem de Hall. Pessoalmente sinto-me um pouco dos dois, um ser racional e individualmente unificado mas ao mesmo tempo sujeito a pressões de análise e pertença muitas vezes contraditórias segundo os modelos standard da divisão dos grupos. Eis um dos problemas da sociedade actual no que respeita ao sentimento de pertença política ou ideológica. A fragmentação das ideologias do passado remete as pessoas a uma percepção confusa de pertença onde cada um acaba por se resignar a ser um mero sujeito racional,unificado mas só.