sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Antropologia

« Jamais me esquecerei da resposta que um dia me deu meu pai quando estudávamos uma lista de cadeiras oferecidas pela Faculdade de Letras da Universidade do Witwatersrand, em Joanesburgo, com vista a escolher as quatro que eu faria durante o 1º ano do meu B.A. "Que é antropologia social ?", perguntei. Respondeu-me : "Antropologia… ciência do homem… só pode ser interessante, meu filho. Faz ess" ».
João de Pina Cabral (1998)

9 comentários:

sapiens disse...

Ao contrário daquilo a que nos habituou o paradigma positivista, e também o senso comum, as ciências Humanas são, segundo penso, a base para a construção de todas as outras ciências e saberes. Todos os fundamentos se encontram na matéria humana. Uma vez que toda a realidade está fora do Homem, o inteligível é humano, e consequentemente toda a ciencia é antes de tudo Humana... Confesso... estou numa fase Edgar Morinesca =)

agil disse...

E não terá sido assim como todos nós?

Bem-haja, Lugosi. Vamo-nos visitando. :)

agil disse...

Entretanto: sapiens, não percebo como é que o positivismo entra aí. o positivismo é uma "estratégia de conhecimento", n excluiu as ciências humanas - excluiu? pretendia-as antes de outra forma...
Sobre o que é fundamento de quê não sei, mas sim, claro, 'toda a ciencia é antes de tudo humana'.

Zé Camões disse...

E eu jamais me esquecerei do Professor Doutor Catedrático jubilado, titulo bastante extenso para a humildade do Senhor em causa, na minha primeira aula de Introdução à Antropologia Biológica, referir-se a esta ciência com a simples frase “man and his works”...
Cumprimentos.

Zé Camões disse...

E eu jamais me esquecerei do Professor Doutor Catedrático jubilado, titulo bastante extenso para a humildade do Senhor em causa, na minha primeira aula de Introdução à Antropologia Biológica, referir-se a esta ciência com a simples frase “man and his works”...
Cumprimentos.

Henrik disse...

Lugosi para ti o seguinte: um conselho atempado de alguém que consideramos importante na nossa vida, muitas vezes, dita a nossa felicidade. Também tive muita sorte nisso. Minha mae disse-me: "Filosofia? bom, realmente com tantos livros que les e com tanta ideia que anda por aí até é uma boa ideia". Achei curioso! lol
Sapiens, uma nota, Edgar Morin faz-nos muito bem. E as ciencias humanas, como eu defendo, devem ter um papel cívico fundamental. Nao basta educar para estar atento é necessário educar para saber agir também.
E partilho da opiniao de Agil, o positivismo, quer filosófico quer sociológico, afinal foi criado pelo mesmo homem, é uma atitude (demasiado) racional sobre as capacidades da ciencia na alteraçao das nossas vidas. É um conceito francamente mecanicista e o Morin até foge um pouco dessa linha!

Zé Camões disse...

Boas boas boas...
Venho pedir-lhe um favor e se puder ajudar-me ficar-lhe-ei bastante agradecido.
Consegue arranjar-me alguma coisa sobre história e teoria da antropologia, tipo escola de manchester,funcionalismo, estruturalismo e o bla bla bla todo...?
Diga qualquer coisa o mais rápido que puder.
abraço.

zecamoesblog@gmail.com

o lavagante disse...

Sim acho que foi assim com todos nós..mas filosofia vá ainda as pessoas sabem o que é, ou já ouviram falar..nem que seja para dizer que não gostam..agora antropologia??? A minha irmã continua a dizer que eu tirei um curso de pessoas e que começa com o e depois diz que é tipo psicologia..touché duas vezes. Quanto ao positivismo tens razão Gil.

Zé Camões disse...

Obrigado pela ajuda.
Um abraço e disponha.