quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Cognição social e teoria da Mente

A hipótese da cognição social apresenta-se como modelo alternativo/complementar á hipótese ecológica para o desenvolvimento da inteligência em primatas.

Enquanto a hipótese ecológica defende que terão sido questões adaptativas relacionadas com a sobrevivência dos animais tais como os comportamentos de foraging ou técnicas de evitação de predadores as verdadeiras responsáveis pelo grande desenvolvimento da inteligência em primatas, a hipótese social, também conhecida como hipótese maquiavélica, defende que na base deste desenvolvimento estarão os desafios sociais específicos da sociabilidade dos grupos de primatas.

A cognição social está intimamente ligada com a Teoria da mente, pois é dela que depende não só uma maior capacidade de compreensão e manipulação social como também a aquisição de níveis superiores de intencionalidade no comportamento animal.

Deixo-vos com uma breve apresentação sobre este vasto tema.


3 comentários:

Thomas disse...

Olá Renata,

Meu nome é Thomas Argolo Bittencourt de Oliveira, estudante da Universidade Federal da Bahia (Brasil). Atualmente estou realizando meu trabalho de conclusão de curso (Monografia) sobre comportamento estereotipado em macacos-prego no Parque Zoobotânico Getúlio Vargas (Zoológico de Salvador, Bahia).
Fazendo pesquisas por artigos encontrei o seu trabalho entitulado: Comportamentos Estereotipados nos Primatas em Cativeiro, realizado em 12-01-2007. Entretanto, só consegui acesso, através do google, até a página 17 do seu trabalho. E como ele posui diversas informações interessantes, gostaria de lhe requisitá-lo.

Grato pela atenção,


- Thomas

bela lugosi`s dead (F.JSAL) disse...

É muito interessante este post. Tenho andado sem tempo nenhum, agora para além dos trabalhos normais, fui convidado a participar com um capítulo num livro de migrações e género...imaginas como estou, né?Mas muito interessante o que escreveste!

sapiens disse...

Olá Thomas, é claro que posso enviar, mas preciso do teu e-mail.

Cumprimentos

Renata