terça-feira, 2 de outubro de 2007

Desemprego - Praga do século XXI





Portugal é o país da União Europeia onde o desemprego está a aumentar mais depressa. O País está mesmo a andar ao contrário da Europa e, pela primeira vez em mais de 20 anos, a taxa de desemprego é maior do que em Espanha.

No conjunto dos 27 da União, Portugal é o quinto a contar do fim.

Contrariando a tendência dos países europeus, a taxa de desemprego em Portugal está a aumentar. Em Agosto subiu para 8,3%, mais 0,8 pontos do que em Agosto de 2006.

Os dados são do Eurostat, o gabinete de estatística da União Europeia, e mostram que por toda a Europa a taxa de desemprego está a descer, acompanhando a recuperação da economia. As excepções são a Irlanda, Luxemburgo e Portugal. E é cá que o desemprego aumenta mais depressa.

Nesta altura, o desemprego médio na Europa está abaixo dos 7%. No conjunto dos 27 já somos os quintos piores. A subida do desemprego é também uma das razões para o aumento do pessimismo dos portugueses.


Notícia Original


O número de licenciados sem emprego voltou a aumentar no mês de Agosto e atinge já mais de 41 mil portugueses. Uma das justificações para este aumento está nos professores, que não conseguiram colocação este ano. Os números do Instituto do Emprego (IEFP) dão conta ainda de uma redução do número total de desempregados no espaço de 12 meses.

Há neste momento 392038 desempregados inscritos nos centros de emprego. Um ligeiro aumento em relação a Julho, mas uma queda de 10% face ao mesmo mês do ano passado. Neste período, as profissões que mais aumentaram de importância neste total foram os profissionais do ensino, das ciências da vida e da saúde. Mais de 40% dos desempregados estão à procura de um posto de trabalho há mais de um ano. É o chamado desemprego de longa duração.


Notícia Original

1 comentário:

Anónimo disse...

Não há mês em que o IEFP não anuncie uma redução dos desempregados inscritos na instituição para provar que as taxas de desemprego diminuem!
Notícia que, também todos os meses, é aproveitada pelo Governo para propagandear a redução do desemprego!!
Como:
Convocando licenciados que neste momento não constam no número de desempregados do IEFP porque foram varrer ruas mesmo licenciados!!!
Cortando inscrições de quem recusa-se a a aceitar empregos tão atractivos e bem pagos!!!