tag:blogger.com,1999:blog-2232042914050236800.post5990299650207876402..comments2023-07-06T20:36:15.322+01:00Comments on ANTROPO-REFLEXÕES: Violencia nas escolas.. um evento do passado?bela lugosi`s dead (F.JSAL)http://www.blogger.com/profile/16353911550555340762noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-2232042914050236800.post-58577991385466295692009-05-07T15:28:00.000+00:002009-05-07T15:28:00.000+00:00Será as duas coisas, certamente. Afinal, tudo quan...Será as duas coisas, certamente. Afinal, tudo quanto injecta uma novidade é uma reacção a algo e tudo quanto impele liberdade exige necessariamente responsabilidade. O inferno são os outros, dizia Sade, eu digo que o inferno somos nós.Corvi Umbrahttps://www.blogger.com/profile/11713530471579126808noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2232042914050236800.post-40053276496310129362009-05-04T20:18:00.000+00:002009-05-04T20:18:00.000+00:00Prezados
Enviamos informações que são do seu inter...Prezados<br />Enviamos informações que são do seu interesse.<br />Att.<br /><br /><br /><br /><br /><br /><br />A RITLA (Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação/GDF, está realizando um Plano de Convivência Escolar na Rede Pública de Ensino. O projeto busca incentivar, em escolas de ensino fundamental e médio, processos de boa convivência e a prevenção de violências. Parte do processo foi a realização de pesquisa qualitativa e quantitativa, representativa de todos os alunos e professores da rede pública de ensino do DF, entre a 5a série do Ensino Fundamental e o 3o ano do Ensino Médio. A amostra pesquisada foi constituída por seis escolas por Diretoria Regional de Ensino - DRE (quatro de Ensino fundamental – séries finais – e duas de Ensino Médio). A pesquisa dedicou-se à realização de um diagnóstico sobre a convivência escolar, o que consistiu em investigar as relações sociais, os conflitos expressos e latentes no ambiente escolar, identificar as percepções de alunos, professores e do corpo técnico-pedagógico sobre o conflito e a violência, mapear os tipos de incidentes ocorridos, freqüência e gravidade dos mesmos. <br />De junho a setembro de 2008 foram aplicados cerca de 10 mil questionários para alunos e 1300 para professores, em 84 escolas amostradas, além de terem sido realizadas entrevistas e grupos focais com alunos e professores. <br />A iniciativa de desenvolver uma pesquisa sobre convivência escolar e violência nas escolas com a finalidade de embasar ações concretas, levada a cabo pela Secretaria de Educação do Distrito Federal, é um empreendimento pioneiro no Brasil. Corresponde a uma etapa fundamental para compreender e retratar a realidade como passo importante na tentativa de estimular uma atmosfera não-violenta nas escolas e a criação do hábito do diálogo e da resolução de conflitos, contribuindo, assim, para a melhora da qualidade de ensino e de aprendizagem e evitando que problemas comuns ao cotidiano cresçam e se desdobrem em desfechos graves. <br /> A pesquisa dedicou-se à realização de um diagnóstico sobre a convivência escolar, o que consistiu em investigar as relações sociais, os conflitos expressos e latentes no ambiente escolar, identificar as percepções de alunos, professores e do corpo técnico-pedagógico sobre o conflito e a violência, mapear os tipos de incidentes ocorridos, freqüência e gravidade dos mesmos. <br />O resultado final da pesquisa será apresentado em um livro a ser lançado ainda no mês de maio/2009.<br />Neste âmbito, foram promovidos seminários intitulados Convivência Escolar: debatendo resultados e pensando alternativas, que ocorreram de outubro a dezembro de 2008 com o objetivo de sensibilização e aprofundamento do debate sobre violência e convivência escolar, a partir dos resultados iniciais do diagnóstico que integra o Plano de Convivência Escolar na Rede Pública de Ensino no DF. A devolução dos dados para diversos atores envolvidos na esfera da Educação e no cotidiano escolar constituiu-se em uma fase essencial no trabalho, tanto para divulgar e discutir as principais características do quadro de realidade das escolas quanto para identificar uma série de pontos que demandam maior atenção. Com resultado final da pesquisa novos seminários serão realizados.<br />Entre as atividades previstas para 2009 podemos destacar o Curso Juventude, Diversidade e Convivência Escolar, com início em maio/2009. O curso será ministrado por especialistas nas temáticas, sendo organizado, monitorado e coordenado pela RITLA em parceria com a SEEDF. Visa formar um grupo de 640 professores e coordenadores das séries finais do Ensino Fundamental, estimulando-os na complexa discussão sobre violências nas escolas e instigando-os à reflexão aprofundada sobre o tema.<br />Importantes temas serão tratados no curso como: violência e sociedade, juventude, família e escola, violência e discriminação no ambiente escolar, gênero e sexualidade na escola, convivência escolar, mediação, drogas e trafico no contexto escolar, gangues, adolescentes em conflito com a lei, entre outros. As discussões terão como produto final um projeto de intervenção social a fim de colaborar com a construção de uma boa convivência no contexto.<br /><br />Este curso busca colaborar com a construção de melhores relações no ambiente escolar, a fim de que a escola passe a ser um local de proteção e protegido e que todos os atores sociais possam discutir e dialogar sobre os fenômenos cotidianos que acontecem no contexto.<br /><br />Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana<br />Red de Información Latinoamericana<br />Latin American Technological Information Network<br /> <br />SHIS QI.09, Conj.15, Casa 15 - Lago Sul<br />Cep : 71625-150, Brasilia, DF<br />Tel/fax: (55) 61 3248-3805 e 3248-5607<br />www.ritla.netUnknownhttps://www.blogger.com/profile/07657245756228834712noreply@blogger.com